Elaborar um projeto pedagógico com o uso da programação (parte 1)

imagem do google imagens

Há duvidas que ainda existem sobre como elaborar um projeto pedagógico, seja ele em qualquer área. Principalmente em áreas onde o técnico se sobrepõe ao pedagógico na formação inicial, mas fazer um projeto pedagógico segue um padrão comum, independente do que você queira trabalhar. Existem coisas que você precisa saber antes de começar a elaborar um projeto pedagógico, vamos listar aqui três principais coisas que você precisa saber para fazer um bom projeto.

1 Todo bom projeto é inter- disciplinar ou transdisciplinar.

Assim todo projeto tem por obrigação transitar por mais de uma área de estudo, seja linguagens, matemática, ciências sociais ou da natureza. A ideia de que as áreas se isolam em disciplinas é algo que não corresponde a uma metodologia por projetos, pois o projeto traz no seu interior uma sequencia de atividades para se alcançar um objetivo concreto, e como tudo que está no mundo concreto não é isolado, assim o próprio projeto exige que se trabalhe com mais de uma área.

2 Levante antecipadamente os dados sobre a turma ou grupo de pessoas com quem se deseja trabalhar.

O publico alvo do projeto precisa sentir a concretude do tema, e se o tema trabalhado não é algo que faz parte da sua realidade, ou algo que não desperta interesse, normalmente se encontrará muitos obstáculos para a execução  do projeto. Assim, parte do contexto vivido, do que os alunos ou grupo envolvido já conhece, para assim ampliar sua leitura do mundo e sua compreensão em torno de conteúdos conceituais e procedimentais seria um ponto muito importante a se ver antes da elaboração de um projeto.


3 Todo projeto exige estudo e flexibilidade

Como o próprio nome diz, é um projeto, então não pense que tudo deverá ser executado nos mínimos detalhes de como você planejou, a necessidade, as descobertas e entre outras coisas que surgem no decorrer da prática do projeto, podem alterar nosso planejamento, e isso vai exigir do professor ou tutor que está planejando e executando um aprofundamento em determinadas áreas que talvez ele não tenha tanto conhecimento. Um projeto de forma alguma deve ser algo enrigessido e inflexível.

Esses tres pontos são muito importantes para a elaboração do seu projeto pedagógico, mas conhecer bem o conceito de conteúdo também é algo importante, não pense que conteúdo é apenas algo conceitual, como uma regra gramatical ou um calculo matemático, coisas como aprender a interagir a dialogar e apresentar suas ideias para outros, respeito e entre outros valores também são conteúdos e são muito importantes para que um projeto dê certo. Então pense antes de iniciar, como você pode preparar a turma para receber um projeto, como desenvolver qualidades necessárias para trabalhar em grupo e individualmente também.

Para não deixar nosso texto muito extenso irei dividir em etapas essa discussão, sendo este apenas o primeiro de outros artigos que irão discutir como elaborar um projeto pedagógico com o uso da programação. Os próximos discutirão de forma mais clara o próprio projeto em si.

Deixe um comentário