Para muitos o universo da programação é visto como algo virtuoso, como que se limitando a um grupo seleto de pessoas que nascem com um talento nato para a coisa. O mesmo acontece com a música e com as artes, talvez por isso as disciplinas e música e arte encontrem tanta resistencia no currículo escolar e por hora nem se veja a importancia dela no desenvolvimento dos alunos.
Mas o que isso tem a ver com Python? essa linguagem de programação quebra inumeros paradgmas. Sua sintax mais simples permite um aprendizado mais rápido.
Por outro lado, trabalhar com a programação permite desenvolver muito bem o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas. Como? pense em um problema que os alunos, a turma ou a escola está passando e que precisaria agilizar isso, resolver o problema ou simplifica-lo. Por exemplo: precisamos fazer um controle de gastos da cantina e reduzir o desperdicio de alimentos.
Colocar a turma para raciocinar sobre isso, (um problema real) e propor resolver de forma computacional, tornaria o processo de aprendizagem muito mais valorizado, uma vez que faria sentido as atividades. Ao escreverem os códigos, os alunos usam muitos conhecimentos e precisarão buscar novos conhecimentos para resolver o problema em questão.
Em uma atividade assim se envolveria diversas áreas do conhecimento, português, matemática, geografia, ciência e etc.