Elaborar um projeto pedagógico (estrutura)

Nesse pequeno texto quero resumir a estrutura ao qual se deve organizar o projeto, muito embora isso possa varear caso o projeto seja submetido a uma analise como em bancas de pós-graduação, ele tem por base uma organização comum. O projeto ao qual tratamos é aqui é um projeto de intervenção, que busca intervir em uma realidade ou até mesmo desenvolver uma sequencia de atividades com o intuito de desenvolver nos alunos certas aprendizagens e certas a habilidades.
O corpo de um projeto tem na parte textual:
1 – Introdução / justificativa: Local onde você deve expor a importância do projeto, quais problemas encontrados deseja solucionar, quais inquietações você tem e de forma simplificada sua estrategia.
2 – Uma fundamentação teórica: Local onde apresenta o ponto de vista teórico ao qual você se baseia, e a qual irá buscar subsidio para superar as dificuldades encontradas.
3 – Suas estrategias: Metodologia adotada, ou até mesmo uma sequencia de planos de aula, como objetivos específicos para cada plano, esses objetivo os devem seguir o mesmo raciocínio e ter por fim o desenvolvimento do objetivo geral do projeto.
4 – Hipóteses e considerações: O que espera desenvolver no final da intervenção

Lembre-se que é um projeto e tudo nele é flexível pois a realidade pode mudar o que você planejou, a grande vantagem do projeto é essa, ser flexível!
Não quero ser logo aqui, mas em breve voltou com mais sobre o tema!, Um forte abraço a todos.

Deixe um comentário