A maioria dos programadores de Python conhecem essas duas IDE,s e com certeza também o IDLE que é o que vem por padrão no interpretador python. Esses programas sao muito uteiú na hora de programar, pois agilizam e muito o processo, mas qual IDE eu deveria utilizar ? Nossa intenção não é in dizer qual a melhor IDE, mas avaliar na nossa opinião as vantagens e desvantagens de cada um, para um programador iniciante e para um programador intermediário.
Primeiramente vamos falar do Spyder, é uma IDE de instalação muito fácil na maioria das distribuições Linux e inclusive no Windows. No Ubuntu basta digitar “sudo apt-get install spyder” e pronto, a IDE está instalada. Sua interface é muito simples e possibilita manipular arquivos py de qualquer diretório ao mesmo tempo usando um esquema de Abas, como em um navegador. O Spyder é uma IDE que eu recomendaria para os iniciantes, muito mais do que recomendaria o Pycharm.
O motivo é bem simples, quando se está iniciando não devemos ter preguiça de digitar o códio, precisamos aprender e decorar tudo. O Spyder memoriza muitos detalhes do código e inclusive dá dicas que agilizam na hora que se está desenvolvendo, mais exige um pouco mais do iniciante, como saber o básico da linguagem python na palma da mão.
Já o Pycharm é uma IDE muito completa e que dá pra você muitas facilidades, mas seu diferencial é que ela entrega muito mais o código para o programador. Para os mais experientes isso não é um problema, isso é de grande ajuda para um desenvolvedor que precisa escrever muitas linhas de código, mas o modo preguiçoso pode dificultar a vida do programador iniciante, que pode ficar acomodado e não decorar o que se deve por obrigação decorar.
A instalação do pycharm é muito simples utilizando própria loja do Ubuntu.
Fica a Dica! e deixe seu comentário, Qual IDE você prefere? comenta aqui em baixo e compartilhe o artigo com seus amigos.