Sabemos muito bem que a Educação Infantil é uma importante fase da Educação Básica, sendo ela o inicio ou o primeiro contato da criança com a escola. Mas qual deve ser o foco das instituições de educação infantil? É muito comum, entre os professores existir cobranças sobre a alfabetização das crianças nesta fase, e muitas vezes os pais também esperam que as crianças já esteja lendo nessa fase. Mas será que é a alfabetização o foco desta etapa? Vamos descobrir aqui.
Vamos como norte para apontar o objetivo da Educação Infantil os documentos legais que tratam da educação, especialmente nesta fase, sendo eles a LDB, As Diretrizes Educacionais da Educação Infantil e a BNCC. Estes documentos são o norte para qualquer proposta pedagógica dentro do território nacional. Por se tratar de documentos oficiais não podemos dizer que este artigo se direciona apenas aos professores, mas o que é debatido aqui serva para toda a comunidade escolar.
A LDB no seu Artigo 4 , Trata da obrigatoriedade de oferta para está etapa e damos destaque para o inciso X, que traz “X – vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade. (Incluído pela Lei nº 11.700, de 2008).” Trazendo então um importante fato, toda criança tem por direito uma instituição de ensino que seja próxima de sua residencia. Até não se define ainda o que se deve ser ensinado para esta fase. Um ponto que podemos confundir com o seu objetivo é o que está no artigo 21 do documento, que diz que a Educação Infantil compõe a Educação Básica. Mas o fato de ela compor a educação básica não quer dizer que ela deve ser igual ou semelhante as etapas seguintes.
O que será ensinado será apresentado por outro documento que é aprensentado no artigo 26 da LDB
“Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. ”
Isso mesmo, A BNCC define o que será ensinado nesta etapa, nós já temos esse documento consolidado e ele se baseia em uma metodologia focada em algo que o documento chama de campos de experiencia, que se afastam de uma ideia de escola tradicional obsecada pela alfabetização, mas que em contrapartida colabora muito para o desenvolvimento infantil e que trará uma base solida para as etapas seguintes da Educação básica.