Imagem do google imagens. |
Muitas vezes temos várias dúvidas sobre diversos assuntos, mas quando se fala em aprender, seja lá o que for, nós sempre nos perguntamos “por onde começar?”, “Como aprender melhor?”, e sim, é verdade que nem sempre as respostas são claras e obvias. No ultimo artigo do blog falamos um pouco de como é importante o professor aprender programação e assim produzir seus próprios materiais no trabalho com informática. Mas não é apenas na informática que precisamos aprender, e independente da área precisamos sem dúvida saber por onde começar.
Não sei se o titulo ainda cabe ao mundo de hoje dominado pela Tecnologia da Informação (TI), porque nós não aprendemos sozinhos, como uma descoberta de algo que ainda não existe, mas por meio de informações que outros deixaram registradas nas paginas da internet. O problema é que muita gente deixou registrado coisas, e nem sempre são confiáveis e válidas. Então diria que o primeiro ponto para começar a aprender por conta própria seria filtrar as informações que consegue. Sem dúvida esse seria o primeiro passo de seu percurso de aprendizagem.
Filtrar exige alguns critérios, por exemplo que tipo de mídia parece ser mais confiável na internet? muitas vezes exitamos em acreditar em coisas que estão blogs (principalmente coisas da área de saúde).
obs. É até engraçado falar de blog em um blog.
Mas quando lemos em um livro passamos a ter um pouco mais de credibilidade, e quando se vai ao YouTube em busca de vídeos que ensinem alguns assuntos, sempre – pois temos que confessar os vídeos são muito instrutivos – precisamos ver a qualidade do material produzido, não em termos de efeitos e alegorias, mas em termos de conteúdo, buscando confirmar afirmações em outros lugares que não apenas aquele vídeo.
Para classificar melhor quais mídias são mais confiáveis, você precisará confirmar e comparar informação, e sempre que possível tentar na prática ver se aquilo dá certo. Não há uma mídia melhor que outra, mas há uma mídia em que você consegue aprender com mais facilidade. Quando pensamos em confiabilidade com certeza os conteúdos que estão em livros, impressos ou digitais tem um rigor maior de aperfeiçoamento, diga-se de passagem não é qualquer pessoa que consegue escrever um livro. Mas isso não exclui o recurso do uso vídeos, ou de blogs e comunidades na internet, apenas torna ele mais confiável.
Não quero deixar esse texto muito logo, mas prometo tratar desse assunto por partes e em textos curtos, para explicar para vocês como e de que forma podemos aprender “sozinhos”, por isso esse é o primeiro escrito da série “Qual o caminho para se sozinho?” A séria também estará em vídeo em nosso canal do youtube que em breve será postado os primeiros vídeo. Mas Você já pode se inscrever no canal. “Canal Educadores no Linux”