Desenvolver suas próprias ferramentas pedagógicas é algo que comumente todo professor faz, desenvolvemos jogos matemáticos, confeccionamos figuras geométricas, etc, mas quando pensamos em novas tecnologias não conseguimos sair dos simples slides feitos no powerpoint para uma aula expositiva. Não que eu esteja criticando isso, mas será que não podemos tornar as coisas um pouco mais interativas? Afinal ficar expondo o conteúdo o tempo todo, sem envolver nenhum tipo de exercício prático e intuitivo, pode resumir seu ato de ensinar em mera transferência, em mera decoreba para uma prova.
É claro que fazer o nosso discente meramente decorar sem aprender nada não é algo que um professor responsável quer fazer. Mas quando temos recursos tecnológicos não saber como utilizar, ou simplesmente o Windows que chegou na minha escola não tem nada instalado e diga-se de passagem, sem internet não se consegue fazer nada. Mas onde eu quero chegar com isso, eu poderia dizer simplesmente, remova o Windows e instale o Endless OS, você já vai ter de quebra um mundo de coisas disponíveis, inclusive pesquisas offline. Mas quando esbarramos com situações em que a escola, ou os órgão públicos não lhe permitem formatar os computadores, hummm isso não é boa ideia.
Mas é aí que aparece a internet das coisas, e encontramos o youtube, blogs como o Educadores no Linux e outros, e nos fornece uma alternativa! Que tal aprender a programar e desenvolver suas próprias ferramentas? Aprender programação pode ser algo muito divertido, foi no intuito de desenvolver meus próprios programas para dar aula as crianças que comecei a estudar programação por conta própria, e com a ajuda de amigos isso tem dados bons resultados. Professor, não se limite ao que já sabe, estudando simplesmente 3 minutos por dia você já saberá muito sobre como desenvolver softwares simples para uso pedagógico.
Uma linguagem pela qual comecei e me dedico a estuda é a linguagem de programação Python, ela tem sido ótima para mim que não sabia nada de programação, e estou me surpreendendo com ela, fica a dica, você pode começar por python, ou Java, você pode ver o que se encaixa mai com você. Mas se mesmo assim acha que não dá e não quer aprender programação, pesquise jogos que você pode instalar em seu sistema, se tem muitas ferramentas para tornar a aula com a informática mais dinâmica.
Mas lembre-se a simples presença da maquina não é suficiente para garantir uma aula mais dinâmica. É preciso ir além, explorar, descobrir e as vezes voltar a ser criança.
Fica aqui a dica de alguns canais do youtube para se aprender sobre Python e sobre programação.
Curso em Vídeo Python
https://www.youtube.com/watch?v=S9uPNppGsGo&list=PLHz_AreHm4dlKP6QQCekuIPky1CiwmdI6
Ignorância zero Aulas de Python
https://www.youtube.com/watch?v=lJjR906426o&list=PLfCKf0-awunOu2WyLe2pSD2fXUo795xRe
Em breve estarei postando também alguns materiais e livros. Aliás você já pode encontrar alguns livros pesquisando por Python AQUI, no blog Educadores no LInux.