Resistir as novas tecnologias é possível?

Alguns artigos ainda apontam que há uma resistência dos professores quanto ao uso das novas tecnologias em sala de aula. Celulares, tablets, Pc’s ainda são vistos como vilões na contexto escolar. Sei que muitos professores estão dizendo que realmente são vilões, é o “grande causador da distração”, do desinteresse e etc. Mas quando olhamos para o nosso contexto, percebemos que as crianças cada vez mais sedo tem contato com um tipo de tecnologia digital, e que cada vez mais fica ainda mais fácil para eles interagir, pesquisar, conseguir informações, produzir mídias e muito mais.
Então surge a pergunta, é possível resistir as novas tecnologias? elas estão aí! Mesmo que se negue o seu espaço dentro da escola, lá fora elas já tomam conta. Lembre-se a escola faz parte dessa sociedade, não pode ficar fora dos seus avanços, não se pode fazer educação hoje como se fazia a décadas atrás. Os alunos de hoje não são os décadas atrás!!!
Podemos até resistir, mas observe, parece que eles de uma forma ou de outra resistirão as forças contrárias. isso é claro! eles são nativos desse mundo digital, e muitos professores são imigrantes, que pouco conhecem sobre tudo o que esse mundo novo possibilita. e isso não é um ponto negativo, será que o aluno não pode também trocar conhecimento com o professor? Se ele domina melhor que eu, ele não pode me ajudar nas minhas aulas e torna ela um pouco mais interessante? Bom, fica com você essa resposta.
A verdade é que muitos professores ainda resistem ao mundo tecnológico, que em contrapartida, invade o universo escolar! E ao invés de usarmos a nosso favor, acabamos tornando a tecnologia nosso maior inimigo.
Veja o artigo da Nova escola

Deixe um comentário