Linux na escola

O assunto deste artigo é um assunto bem relevante, quando falo com colegas de profissão, professores e professoras, muitos tem dificuldade com a informática. E quando se fala em Linux, aí vem o espanto, todos acreditam ser muito complicado, de ter dificuldade para se adaptar e etc. Mas na realidade o Linux vive outras épocas.
Podemos dizer que distribuições Linux estão cada vez mais simples para o usuário comum e ainda dá um leque de possibilidades para um usuário avançado. O Linux Mint, por exemplo tem sido uma ótima alternativa para novos usuários recém saídos do Linux. (nem falo que Linux é gratuito, porque isso já é uma vantagem enorme) quando se fala em Educação outro sistema super recomendável é o Endless OS, com uma interface simples como um smartphone, a adaptação de adultos e crianças a ele é muito rápida, o mesmo sistema possibilita fazer pesquisas de assuntos diversos mesmo sem internet, isso é ótimo para escolas com pouca conectividade.
A resistência muitas vezes reduz a possibilidade. Pense bem, navegar sem a possibilidade de pegar vírus – Sem dúvida você permite que seu alunos pesquise com menos preocupação, uma vez que vírus pode ter em qualquer lugar na internet. Outro ponto é o Libre Office presente em quase todas as distribuições Linux, é 100% gratuito, você não precisa piratear o softwer nem pagar 450 reais como pagamos no Office de Microsoft, lógico que há uma certa adaptação a interface do Libre Office, mas vale a pena.
Então deixo uma gostinho para você educador, teste uma distribuição Linux, além das que falei há muitas outras! Não deixe de ampliar suas possibilidades.

Linux Mint – Mate

Endless OS

Deixe um comentário