O Rails ainda é muito utilizado hoje, e seu potencial para agilizar determinados processos que fazemos no nosso dia a dia como programador é incrível! É por esse motivo que decidimos iniciar uma série de artigos e vídeos em nosso canal sobre esse maravilhoso framework ruby.
E nada melhor para começar do que fazer uma tarefa super comum em nossas aplicações, o CRUD (Create, Read, Update, Delete), e para fazer isso usaremos um comando generate nativo do ruby que parece mágica!
O scaffold
Se nunca ouviu falar dele, o scaffold gera para você de forma simples um crud, tudo com um único comando, e o melhor é que é tudo nativo do rails, você não precisa instalar nada a mais.
Basta passar o comando junto com alguns parametros que dizem a ele o nome da tabela, seus campos e seus tipos, como no exemplo abaixo.
rails generate scaffold Tabela campo_um:string campo_dois:string campo_tres:string
No comando acima substitua “Tabela” pelo nome da sua tabela, e os “campo_um”, “campo_dois” e “campo_tres” pelos campos que deverão ser criados na sua tabela do banco de dados.
Simples assim! Será gerado automaticamente vários arquivos, as views, o controller e o model, e seu crud estará pronto e disponível na url com o path de mesmo nome da sua tabela só que no plural. Por exemplo, se sua tabela se chamar Coin, a Url será /coins
Mas a página estará com um erro, e isso é porque você ainda não gerou um banco de dados, ou o mesmo não possui uma tabela, para resolver isso, crie um banco de dados e faça a migração com o comando
rails db:migrate
Obrigado Galera e até o nosso próximo artigo rápido!
Não esqueça, esse artigo é um oferecimento do blog e Canal Educadores no Linux e da AcessoDesign serviço de clouds e otimizados, desenvolvimento e Hospedagem valeu!