Para mim, esse artigo é bem pertinente, muitos nesse momento estão a divulgar o uso do WordPress que já vem sendo utilizado a muito tempo, inclusive esse blog que você essa matéria é feito com ele.
O WordPress é sim um ferramenta maravilhosa, mas o que muitos não divulgam são os seus cuidados. O CMS tem um variedade muito grande de Plugins e Temas gratuitos e isso melhora bastante a aceitação dele.
Recentemente o DioLinux fez a migração de seu blog para a plataforma WordPress, o Guanabara do Curso em Vídeo e da Hostnet fez um curso sobre WordPress e isso voltou os olhares de muitos desavisados para a plataforma, que realmente é muito boa e completa.
Nem tudo são flores
Mas nem tudo é flores nesse universo, você pode ter um servidor muito seguro, e um ótimo serviço de hospedagem, mas o mundo de ferramentas do WordPress pode complicar sua vida.
Como? muitos dos temas e plugins disponíveis você não sabe a providenciaria e podem causar danos incalculáveis na mão de quem não sabe utilizar. Tenho hoje dois relatos trágicos de clientes meus na Acessohost que acabaram criando um problemão por não saber administrar bem seu WordPress.
O primeiro caso foi um cliente que utilizava o WordPress mas tinha pouco conhecimento e precisa construir tabelas simples, uma lista no seu site, ele decidiu pesquisar e instalar um plugin gratuito para isso.
Resultado: O Plugin era malicioso, após a instalação ele passou a usar a conta do cliente para disparar incalculáveis e-mails de forma a gerar uma sobrecarga no servidor que automaticamente aplicou uma suspensão na conta do cliente.
Um outro caso com plugin gratuito foi de um parceiro, onde o próprio plugin chegou a excluir o Banco de Dados do WordPress. Aí dá pra ver o tamanho do prejuízo.
Algumas dicas
Para que o WordPress funcione bem como deve ser você precisa conhecer bem a ferramenta, estudar mais do que instalar um layout ou fazer postagens, precisa entender suas fragilidades.
Você precisa usar seu painel com responsabilidades, instale apenas plugins de fonte seguras, e se puder pagar por eles, pague. O mesmo se aplica a temas.
Tome cuidado com a segurança, utilize senhas fortes, tenha sempre um backup contratado no seu servidor pronto para redefinir seu site quando necessários. Existem fragilidades no WordPress que você não vai conseguir corrigir.
Conclusão
Para não fazer um texto enorme, fica aqui minha dica sobre o uso do WordPress, se você tem muitos autores no seu blog certifique-se de que só você pode realizar instalações de temas e plugins.
O WordPress é um alternativa muito boa e de baixo custo, talvez a melhor ferramenta no momento quando não se pode desenvolver um CMS próprio, mas tudo exige responsabilidade.
Muito Obrigado e sigam nossas redes sociais!
Conheça a hospedagem de sites Acessohost.site