Gimp não é o Photoshop do Linux

Uma definição que quase sempre ouço como resposta quando alguém pergunta “O que é o Gimp?” É “o gimp é o Photoshop do Linux ” 

Isso é um grande equívoco, basta se pesquisar um pouco para ver uma resposta diferente disso no Google, pode até mesmo recorrer a boa e velha Wikipedia. 

Mas essa resposta não seria equivocada apenas em âmbito conceitual. 

O Gimp é software de grande potencial e disponível para Windows, Linux e MacOS. E um detalhe, o próprio Photoshop não está disponível para as três plataformas faltando o Linux para o software da Adobe. 

Na prática isso poderia dizer que seu editável pode não ser aberto no computador de seu cliente se ele apenas usar Linux. E temos um número cada vez mais crescente de usuários de Linux, entre eles muitas empresas. 

Por outro lado o Gimp não tem o mesmo valor de mercado que o Photoshop têm, o Photoshop se tornou popular e não é difícil conseguir um curso que ensine pessoas a usarem a ferramenta. Para Gimp são raro os cursos destinados a ele.

Mas com um pouco de estudo e dedicação você consegue fazer coisas ainda melhores do que você faria com o concorrente, e tudo isso sem pagar licença pelo software e sem pirataria. E se pensar bem vai criar artes sem medo de não abrir em outro computador porque  o Gimp estará disponível na plataforma que você escolher com as mesmas funções e a mesma interface gráfica (A menos que queira mudar a interface claro.)

Iniciamos recentemente a série Web com Gimp em nosso canal

Mas qual a definição real do que é o Gimp?

Sendo simples ele é um software de código fonte aberto voltado para edição de imagens, e em menor escala também para desenhos vetoriais. O Gimp é um software de grande potencial que sem dúvida você vai gostar de saber usar ele ao seu favor. 

Sendo de código aberto você pode ter acesso ao código fonte do mesmo e modificá-lo se quiser.  Mas como está o Gimp já dá conta do recado. 

Na Web a edição de imagens ajuda muito! Seja para criar Backgrounds, bordas, ícones e etc. 

Vale muito apena testar o software em qualquer que seja seu sistema operacional, garanto que você vai se surpreender com o que se pode fazer com ele. 

Então por hoje é só!

Siga nossas redes sociais Facebook, Instagram e nosso canal no YouTube

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudar você?