Seja no Linux, seja no windows, dois softwares livres se destacam pela leveza, simplicidade, praticidade e potencial quando se trata de trabalhos gráficos, como fotos, posts, logos e etc.
GIMP e Inkscape são os meus queridinhos quando preciso fazer qualquer arte, e vou tentar mostrar aqui porque ele deveria ser seu queridinho também.
Ambos os programas. apesar de seu potencial e da variedade de coisas que se consegue fazer com eles, são gratuitos e não lhe deixam presos a licenças.
Quando uma gráfica me fala que só trabalha com Corel, ou photoshop eu sempre penso “será que eles pagam a licença, ou pirateiam o software” se você não quer piratear nada e quer começar de modo justo, essa dupla é a mais indicada.
Para que serve cada um?
Inkscape é um programa que trabalha com imagens em vetores, como o Corel, então para que costuma fazer artes em alta definição ele é ideal;
GIMP tem as características do Photoshop, muito bom para montagens de fotos, e criação de imagens para a internet.
É lógico que essas duas afirmações acima são simplistas, e você que já domina os dois daria definições muito mais extensas, mas para quem está chegando agora é basicamente isso.
Só posso usar ambos no Linux?
A resposta para essa pergunta é: NÃO! isso é o que é mais bonito no software livre, muitos deles são multi-plataforma, ou seja estão disponíveis em outros sistemas operacionais.
Mas, é claro que eu gostaria de destacar que o linux lhe dá muito mais liberdade! sem licenças e com uma economia muito grande com compras de software.
Costumo trabalhar com Ambos e digo que as possibilidades são inúmeras quando utilizamos o GIMP e o Inkskape juntos. Essa era a dica de hoje, comentem nas postagens e sigam nossas redes sociais.