Educação e programação com Python

Para entender melhor a relação que a Educação tem com a programação resolvemos escrever um pouco sobre uma educação significativa, ou seja, uma educação que efetivamente consegue cumprir o seu papel.
Não há um processo educativo quando não há um ser que aprende, e não há aprendizagem quando não há uma mudança de atitude por meio do ser que aprende. Entender isso é algo fundamental ao se pensar e ao se propor entrar no meio da Educação.
Teorias crítica e atuais de Educação, (e inclusive as teorias não críticas) concordam que para uma educação significativa é necessário uma aplicação concreta do conhecimento adquirido, ou seja, deve ter a realidade como ponto de partida e o conhecimento deve ter uma aplicação prática frente a necessidade da realidade vivida .
É nesse ponto que o assunto programação entra em contato direto com a educação e com o método educativo.

Aprendizagem: Em um artigo falei claramente sobre quatro condições para que aprendizagem ocorra, e uma delas é fator motivação, o aluno precisa ficar motivado à aprender, e resolver problemas reais, vividos pela escola pode ser algo muito importante para motivar o alunos. Comece desenvolvendo com eles programas que resolvam determinados problemas da escola e que sejam depois utilizados. Ver seu software sendo usado na sua escola, e servido para a comunidade escolar sem dúvida é um fator crucial e importante para motivar seus alunos.
Programação é para isso “resolver problemas reais de forma computacional” e é por isso que desenvolver projetos com uma claresa de um produto final a ser produzido é tão importante.
A programação é sim uma possibilidade para as escolas atuais, mesmo com muitas limitações de infraestrutura.


Porque python?
Pode iniciar com qualquer linguagem que você domine, mas Python tem um diferencial, sua sytax é clara e simples, o que ajuda muito no ensino de pessoas que nunca programaram. Além disso tem um enorme conteúdo sobre ele na internet e possibilita ser usado em qualquer sistema operacional. Mas vale lembrar que você pode se aventurar com qualquer linguagem, assim a domine. 

O que Python tem a ver com educação?
Ser de código aberto e fácil de se aprender, python entra em contato com a esucação por possibilitar uma aprendizagem mais “rápida” e possível de ser aplicada também na web. E a relação de uma liguagem de programação com a educação é algo que depende muito mais doprofessor e suas motivações do que propriamente dita com a linguagem. Pense e responda “qual linguagem pode fazer um projeto para o meu problema?”
Após a resposta, mão na massa.
Muito obrigado gente e até o próximo artigo.

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudar você?