Python Interface gráfica Tkinter: Criando o primeiro Label na Janela.

No nosso primeiro artigo ensinamos como criar de forma simples nossa primeira janela. E hoje gostaria de detalhar para vocês como criar seu primeiro Label, ou baixa de texto, para ser exibido em sua janela. Nossa frase que será escolhida para postar aqui será “Olá mundo! Bem vindos ao Educadores no Linux” essa frase é demonstrativa. Mas vamos por a mão na massa.

Se não viu a aula anterios clique aqui para ver como criamos a janela. Ou clique na pagina “Python Tkinter” para ver todo o conteúdo criado.
Veja materiais extra para aprender os principios do Python aqui. E se puder ajude nossa iniciativa.

A primeira coisa que devemos entender é que todo objeto a ser apresentado na tela precisará ser empacotado.  (Veremos isso mais a fundo posteriormente)
No Tkinter temos três Empacotamentos, sendo eles o PACK, o PLACE, e o GRID.

O gride organiza as coisas na tela numa logica de colunas e tabelas: O pack organiza altomaticamente e você pode coloca-lo tanto no topo, na parte inferior ou nos lados esquerdos e direito. O place que é o que normalmente mais uso organiza os incones num plano cartesiano, utilizando X e Y como norte para posicionar seu label. Caso queira Vá até a pagina de materiais e baixe o arquivo Pensando em Tkinter para aprofundar mais sobre os tipos empacotamento e seu uso.

Vamos testar nosso código.

Iremos iniciar novamente chamando nossa Janela, então abriremos o Spyder 3 e novamente digitaremos o código de importação do modulo Tkinter e de formação da janela.

from tkinter import*

janela=Tk()

janela.mainloop()

Agora vamos criar uma label empacotando com o place. Adicionando antes do mainloop o codigo da Label, tudo que irá apresetar na sua janela precisa vir entre o Janela=tk e o loop.

ex.

from tkinter import*

janela=Tk()

escrito = Label (janela, text=”Olá mundo! Bem vindos ao Educadores no Linux”)
escrito.place (x=10, y=50)

janela.mainloop()

Chamei meu Label de “escrito” , ele pode ser substituido por qualquer coisa, em seguida disse que ele era uma variavel Label com “escrito=Label” com a primeira letra de Label em maiusculo. Dentro dos parantes eu determinei que ele seria apresentado dentro da janela e após eu determinei o texto que seria apresentado (janela, text=”Olá mundo! Bem vindos ao Educadores no Linux”). Por fim empacotamos com place, onde X movimeta a posição em sinha reta da esquerda para a direita e Y a posição de cima para baixo.

Vamos ver o código sendo exibido na nossa tela, veja a imagem a abaixo:

Label com Place

Note que o Label só aparece totalmente após expadir a janela, ou redimencionando ela(veremos como modificar geometria da tela depois). Mas empacotarmos com pack elea naturalmente se adapta ao Label que escrevermos.

from tkinter import*

janela=Tk()

escrito = Label (janela, text=”Olá mundo! Bem vindos ao Educadores no Linux”)
escrito.pack()

janela.mainloop()

Adicionar legenda

Para empacotar com grid usaremos as coordenadas de linha e coluna. column, row:

janela=Tk()

escrito = Label (janela, text=”Olá mundo! Bem vindos ao Educadores no Linux”)
escrito.pack(column=1, row=1)

janela.mainloop()

Mais informações sobre o grid clique aqui

Então muito obrigado pessoal!! Fciamos por aqui por hoje, por favor, comentem deem susjetões, ajude nossa iniciativa e acesse o blog Educadores no Linux, para continuar aprendendo muito mais Sobre Linux, Python e Educação.

Deixe um comentário