Python com Interface gráfica Tkinter: Criando sua primeira Janela.

Esta é a primeira postagem de um módulo de curso de interface gráfica com Python, e trabalharemos com a interface Tkinter. Esse interface gráfica é uma interface padrão do Python e por isso seus pacotes já vem pré-instalados.
Para este cursos usaremo a IDE, SPYDER, para instalar ela no Linux ou em outras plataformas acesse a seguinte post do Blog Educadores no Linux, use o Spyder.

obs: Lembre-se de ter o interpretador Python instalado, se usa Linux provavelmente ele já vem com o sistema por padrão, mas se usa windows ou outro sistema acesse python.org e instale o interpretador.  Neste tutorial estamos usando a versão 3.6 do Python.

Abrindo o Spyder a janela que aparecerá é a seguinte.

Para criar uma janela usado o Tkinter, a primeiro coisa que devemos fazer é imprtar o modulo do Tkinter. E fazemos isso digitando o seguinte codigo.

from tkinter import *

Após importar o modulo iremos criar nossa janela chamando o modulo da janela e fechando com seu loop. Da forma com exemplifica o código abaixo.

janela= Tk ()

janela.mainloop()

Vejamos como fica após executar esse código na nossa IDE, após digitar o código e apertar no botão verde ou em F5 o spyder irá solicitar que você salve o seu programa. Após salvar ele vai executar. e Abrirá a nossa janela. Como na foto abaixo:

Primeira Janela com Tkinter

Pronto, essa é nossa primeira janela, na próxima iremos expor como aumentar o tamanho de nossa janela, atribuir um titulo e criar textos e botões nela.
Continue acompanhando o blog. Esse curso estará disponível exclusivamente aqui no Educadores no Linux TOP. Mas não deixe de acompanhar o Blog Educadores no Linux, e Apoie nossa iniciativa.

Código  completo.

from tkinter import *

janela= Tk ()

janela.mainloop()

Deixe um comentário