Educação na Ubuntu Software: Qual é realmente o foco dessas aplicações?

Area Educação e Ciência do Ubuntu Software
Achei pertinente discutir aqui essa questão, muitas vezes muitos professores, e educadores procurando jogos e aplicações educacionais para o ensino fundamental vai até a loja do Ubuntu, achando encontrar muitas coisas que podem ajuda-lo no seu dia-a-dia do ensino regular. (me refiro a professores que não são da área de TI) Mas é bom pensar um pouco, qual o foco desse espaço? será que ele fornece mesmo essas aplicações que se procura? Sinto dizer que não, não é este o foco desse espaço. 
Diria que os anos iniciais não é o foco da Ubuntu Software, porque o Ubunut não é uma distribuição desenvolvida para a Educação, ou para a inclusão digital como o Endless OS. Mas então o que encontramos lá? diria que algo muito mais voltado para a educação ciêntifica, e a educação superior, softwares de desenvolvimento, com linguagens que são ótimas para analises de Dados, como a linguagem R, e como mostrada aí na foto o Spyder uma IDE para desenvolver em Python já citada aqui também aparece. 
Você até pode encontrar alguns jogos na loja do Ubuntu que irão lhe ajudar nas suas aulas, mas em geral esse não é o foco principal. Então para procurar aplicações educacionais recomendo pesquisar um pouco mais na internet, ver mais ou menos as propostas de aula que quer fazer, e sem duvida vai encontrar outras ferramentas. Diga-se de passagem Linux está muito bem servido de aplicativos educacionais.

Um artigo aqui do blog mostra uma pagina do MEC que disponibliza conteúdos e jogos educacionais. 
O artigo não desemerece a loja do Ubuntu, apenas mostra para você que o foco é outro, não os anos iniciais. As vezes na parte destinada a jogos na loja do Ubuntu você encontra muito mais coisas para deixar sua aula mais divertida do que na ala de educação e ciência. 
Então isso pessoal, fica a dica para vocês.

Deixe um comentário