Ler e escrever na internet: Blog uma ferramenta para o ensino

imagem do Google imagens
Existem vários serviços que possibilitam fazer blogs gratuitos e de manipulação fácil para os usuários, o mais famosos são o blogspot, do Google, e o WordPress.com, neles você consegue criar bons layouts de pagina e ainda disponibilizar vários conteúdos. Mas que o blog exite nós já sabemos a bastante tempo, o tema desta postagem é: como utilizar para fins educacionais?
Algumas escolas já utilizam alguns meios de comunicação dentro da própria escola, como os famosos jornais escolares, um blog para a escola também seria ótima ideia, e de proporções ainda maiores, pois a internet deixa tudo aberto para que todos vejam, no mundo todo, basta se conectar a internet. Isso pode deixar as coisas mais atrativas não acha? Mas sem duvida muitas coisas nos intrigam, é algo muito novo, mas que utiliza na sua maioria a linguagem escrita, algo que estamos acostumados a trabalhar, além disso utilizar fotos, vídeos e entre outras mídias, é mais uma vantagem do uso de blogs como instrumentos de ensino e e comunicação dentro da própria escola.
ALGUMAS IDEIAS
Murais de fotografias: A escola pode trabalhar a arte, e expor esses trabalhos no blog.
Grupo editorial: Encarregar grupos para fazerem pesquisas sobre assuntos vivenciados na escola e escrever sobre tais assuntos, possibilitando uma ampliação do conhecimento e a socialização de tais aprendizagens (uso ajuda até na avaliação de tais alunos)
Produção de Tele-jornais: Um tele jornal utilizaria mais que um blog, necessitaria um canal no youtube, mas também pode ser postado no esses vídeos no seu blog. O trabalho em equipe nesse tipo de atividade é grande, seria necessário uma equipe que elabore um roteiro, os textos a serem lidos pelos apresentadores do jornal, fazer entrevistas com convidados, grupo de edição de vídeos e etc.
Concursos: Neste tópico você poderá usar qualquer tipo, exposição de votos, desenhos, músicas, poemas, contos e etc. Ainda possibilitando o voto do publico.
Elaboração de livros digitais: É possível fazer e disponibilizar livros digitais para baixar no blog da própria escola.
Estas são apenas algumas das mais variadas formas de se trabalhar com o blog, sem dúvida é uma ferramenta que pode ser utilizada a favor da educação, além de não gerar muitos custos a própria escolas. 
Ficamos por aqui até a próxima! 

www.okopus.com                                                        

E que tal marcar aquele GOL de vendas ? Criação de sites , logomarcas , artes para redes sociais e gestão de ampanhas digitais com até 40% de desconto….  Isso mesmo, a oportunidade de turbinar a sua empresa ou marca. APROVEITE !
www.okopus.com

Ao fechar seu pedido indique ter acessado blog Educadores no Linux e ganhe descontos exclusivos. 
 

Deixe um comentário