Matemática ? É HORA DO TUX


Já havia falado do famoso Jogo do Linux o TuxMath, ou Tux Matemática como costumam falar. Utilizar este jogo nas aulas de matemática para se praticar principalmente as quatro operações e o pensamento matemático rápido é sem dúvida uma grande arma a favor da aprendizagem. 
O Jogo está disponível para Windows e Linux, de forma 100% gratuita, algo que deixa fácil para o professor que deseja usar poder encontrá-lo e sem desembolsar nada! 
TRABALHANDO COM O TUXMATH 
Em minha aulas com o Tux não costumo dizer nada além de ensinar como se joga. O resto é pura prática! Os alunos precisam exercitar  os conceitos estudados em sala de aula. E competir com o colega sem dúvida dá uma grande motivação na hora de aprender em sala. Jogando os alunos desenvolvem estratégias de se chegar aos resultados das operações. 
O jogo tem um interface fácil, o Tux (um pinguim) está em sua nave e meteoros matemáticos aparecem, o jogador precisará fazer o calculo e digitar o resultado, após digitado confirmar com a tecla “Enter”, se tiver acertado o meteoro será destruído. 
A foto abaixo mostra um aluno tendo que calcular o resultado da operação e tentando impedir que o meteoro chegue até o Tux.

Sem dúvida trabalhar matemática assim fica ainda mais fácil.
INSTALAÇÃO
No linux Mint e Ubuntu é bem fácil basta abrir nas respectivas centrais de aplicativos e pesquisar TuxMath. Se quiser instalar via terminal siga os procedimentos.
1 – Abra o terminal
2 – digite:
sudo apt-get install tuxmath
3 – insira sua senha de usuário, em seguida o sistema mostrará o espaço que o aplicativo usará basta digitar a letra ‘S’ e esperar o jogo baixar e instalar.
No Windows, basta fazer o download do jogo que está disponível aqui (Download TuxMath) dar dois cliques e ir clicando em seguir. Logo o jogo será instalado.

Deixe um comentário