Suas tentativas |
Como é o objetivo do jogo ensinar os primeiros procedimentos e ao mesmo tempo também ensinar as letras. A atividade girou em torno disso, em um primeiro momento tive que explicar o que cada hardware de entrada faria, a função do mouse, a função do teclado etc. Esse primeiro momento parecia que ia ser rápido mas adquirir a coordenação motora no movimento do mouse e do clicar não foi tão rápido, mas a repetição do movimento, do teclar das letras, e do clique para verificar se a letra está correta, no primeiro módulo do jogo. Possibilitou que os mesmo aos poucos fossem conseguindo desenvolver isso. E em cada conquista uma espécie de fascínio nascia nos olhos de cada criança.
Treinando as letras |
Essa atração que nascia fez com que os mesmos não percebessem que estavam na verdade estudando aqueles conteúdos da sala de aula, só que de forma diferente. No segundo momento já era possível utilizar o módulo 3 do jogo, onde eles poderiam escrever palavras que iam sendo ditadas por mim. A escrita da palavra e a possibilidade de quem conseguir desenvolver mais rápido poder ajudar o que ainda não estava conseguindo dava inúmeros pontos positivo a este processo de ensino aprendizagem.
Registro do nome |
No final da atividade, foi sem dúvida o momento mais difícil (pelo menos pra mim) pois as crianças não deixar seus computadores e voltar para o outro espaço. O dia foi muito gratificante e já foi possível perceber como é possível unir alfabetização e alfabetização digital. E como isso é prazeroso para as crianças.
Se não conseguir baixar o jogo entre em contato por e-mail educadoresnolinux@gmail.com