A tecnologia está em constante mudança e hoje mais do que nunca elas avançam muito mais depressa. O modo de se comunicar é diferente do modo de se comunicar de 20 anos atrás, já se pode fazer uma vídeo conferencia, divulgar produtos em grande escala sem necessariamente se utilizar de uma emissora de TV e alcançar em escala mundial as pessoas. Ainda se avança nas áreas da saúde, do transporte e inclusive dos meios de produção.
Mas e a Educação? Os cursos na modalidade a distancia estão cada vez mais comuns e acessíveis, o que se questiona é a educa escolar. Porque as escolas resistem tanto a informatização? ou porque procura sempre banir o celulares, e aparelhos eletrônicos como se fossem o mal do século?
A internet tem um número enorme de site que podem ser confiáveis, que se pode aprender mais, os alunos conseguem com facilidade e na palma de sua mão ir muito além de um livro didático, e isso não exclui a função de um professor, muito pelo contrário, isso reforça a necessidade de um docente que oriente na veracidade das informações e que ensine o aluno a discernir sobre o que é verdade ou não, e fazer isso com seu próprio raciocínio.
A tecnologia pode sim trazer malefícios quando utilizado de maneira errada ou sem nenhuma orientação, mas quando usado em favor da educação pode se ter muito mais benefícios do que prejuízos. Pense no número de formas que o aluno tem de expor seus conhecimentos utilizando meios eletrônicos, usando software de vídeo (que são cada vez mais simples) o jornalzinho da escola pode se transformar em uma web TV, proporcionando um trabalho em equipe ainda maior e uma grande partilha de saberes, outro exemplo é o blog que muitos tem descoberta essa ferramente eletrônica como meio de avaliação da aprendizagem e até mesmo de partilha de conhecimentos, alunos e professores conseguem compartilhar informação, experiencias e descobertas em um tempo muito rápido, e não são esses os únicos recursos, poderíamos passar um dia todo falando de novas ferramentas que as tecnologias nos ofertam.
Conheça o Endless OS |
Ressalta-se, que sim! é preciso ter cuidado e saber manusear o aparato tecnológico para utilizar para o bem educacional, mas sem dúvida usada da maneira correta elas – as novas tecnologias – podem ser grandes parceiras da educação (se não já é) Os sistemas operacionais com o tempo ficam muito mais intuitivos e existem inclusive aqueles que são focados no uso educacional, o Windows o mais popular tem uma série de ferramentas que as vezes pode até ser complexo para quem tem pouco conhecimento do mundo digital, mas em contrapartida também temo o Endless OS, um linux fácil de instalar que você pode usar junto ao Windows e focar exclusivamente no uso educacional. O Endless OS conta até mesmo com recursos como biblioteca de vídeos e uma enciclopédia que se pode acessar e pesquisa mesmo sem a internet.
Assim, educadores aventurem-se, não podemos negar, a tecnologia e o mundo de informações estão aí! e a escola não pode ficar para traz, cabe a você fazer da tecnologia um parceiro da educação!