O projeto Solus é diferenciado por não se basear em nenhuma outra interface ou conter repositórios de outras distros mais famosas como o Ubuntu. Assim ela vai na contramão de outros Linux, o legal é que você pode ficar mais seguro, uma vez que seus softwers estão todos em sua loja de aplicativos. Que diga-se de passagem é bastante recheada.
Sua suíte de Office é o libre office, como na maioria dos linux, usa interfaces bem amigáveis que você pode escolher na hora de fazer o download.
Uma coisa que não achei muito favorável é a sua configuração no dual boot com o windows, uma vez que ela usa a mesma pasta de UEFI do sistema da Microsoft (pelo menos estou explicando pelo meu ponto de vista, de um usuário aventureiro, não profissional na área) então ao excluir o sistema após o teste dele entalado, não consegui entrar no windows, consegui ter acesso ao windows após instalar novamente o solus.
Ao final a experiencia com o sistema tem sido muito boa, bastante fluido e intuitivo, ótimo pra quem está migrando do windows para o Linux e não quer se arriscar muito no mundo linux.