Microsoft caminha a passos largos para o Linux. A última notícia de que o Edge, o navegador da empresa americana viria para o Linux ano que vem se espalhou muito rápido.
Os motivos dessa virada para o Linux são muito claros, pensando em que lugares o Linux já ocupa hoje, e que o Linux vem crescendo a cada ano.
De certa forma o projeto colaborativo deu origem a vários outros projetos, a Web não seria a mesma sem Linux, os Smartphone também.
A Microsoft não quer perder essa fatia crescente do mercado, que domina grande parte dos serviços web, além de atender muito bem a desenvolvedores e entusiastas de tecnologia, goste ele de software livre ou não.
Vinda do Edge
O navegador será muito bem vindo, apesar da supremacia absoluta do Google Chrome o Edge não é de se jogar fora.
Pessoalmente, gosto de seu layout. Mas com certeza indo para o Linux ele pode ganhar outras funcionalidades, dada às chances de pessoas da comunidade desenvolver extensões para o mesmo.
A ida para o Linux não é um fracasso para a Microsoft hoje, acho que é muito mais uma estratégia de negócio. Não sabemos os futuro, mas sabemos que quanto mais empresas olharem para o Linux, mais avanços e investimento vamos ter.