Recentemente circulou uma notícia de que o governo russo estaria avançando para abandonar completamente o uso do SO Windows da Microsoft. Isso não é nenhuma surpresa, para falar a verdade.
Softwares Livres como os sistemas com base linux são muito mais viáveis e permitem uma edição/modificação completa do sistema, sendo possível corrigir suas falhas com mais agilidade e sem precisar do serviço de terceiros (empresas proprietárias do software) para dar manutenção e estar sempre prestando suporte.
Veja Linux e Educação.
Todo governos, ou até mesmo instituições privadas que se submetem a usar o Windows ou outro sistema que seja proprietário, está sujeito a um conjunto de regras de quem produz o software e ao pagamento de licenças pelo uso do software.
Mesmo os usuários comuns não pagando as licenças e se saindo impunes pela pirataria do sistema, o mesmo nem sempre ocorre com instituições, as multas que podem ser aplicadas a elas por usarem Softwares proprietários sem licença podem ser milionárias.
Talvez por isso que afirmamos dizer que aprender a usar linux é quase uma necessidade hoje, tanto para profissionais de TI como para usuários comuns, mais sedo ou mais tarde você vai precisar ter esse conhecimento.
Retomando a questão, diria que toda a instituição – governamental principalmente- se quiser ter uma completa autonomia com relação a software vai precisar abandonar o velho Windows e adotar uma GNU/Linux. Linux é sim um sinônimo de Liberdade.
É isso aí pessoal, sigam nossas redes sociais!