Essa notícia trouxe muitos murmurinhos por aí, o Google se vê agora a obrigada a abandonar uma das maiores parceiras comerciais por causa de uma guerra comercial entre os EUA e a China.
Os Estados Unidos se sentem pressionados e ameaçados pela gigante China, e como sempre fez, está agredindo diretamente a mesma no mercado internacional. Mas e se tudo fosse open? Será que o governo conseguiria parar a colaboração entre as duas empresas? Provavelmente não.
Todo mundo lembra da agressividade que a gigante Microsoft tinha e tem até hoje, a forma como atacava os concorrentes e tentou muitas vezes acabar com as iniciativas Linux, o tempo passou e agora a gigante faz um namoro com o linux, tentando impulsionar e renovar seu mercado. Mas e se o Windows fosse como o linux? com um código aberto e possível de colaborar, como seria o seu momento agora? será que seria necessário um encontro com o Linux? não sabemos como responder essas perguntas por que as coisas caminharam de modo diferente.
Onde quero chegar com isso tudo? Simples, se todo o setor de tecnologia tivessem ideais claros e buscassem abrir a oportunidade de colaboração, com certeza sairia muito mais fortalecido, com menos vulnerabilidades nos sistemas e com tecnologias que seriamos incapazes de pensar. O ideal open é aquele deveria ser dominante.
Mas o medo do mercado, traz para nós noticias como essa que é tema desse post. Neste momento Trup suspendeu a decisão, mas vamos esperar para ver o fim dessa novela.