Ultimamente muitas demandas de integração com meios de pagamentos tem surgidos e é algo muito comum em serviços online e e-commerce. Uma das maneiras mais utilizadas é um checkout transparente, sem deixar visível para o cliente final qual gateway está utilizando.
Porém alguns desenvolvedores, ou até mesmo pessoas que tem uma pequena página de venda, ou landing page de produtos sente dificuldades com as configurações necessárias para fazer o seu próprio checkout, chegando até a recorrer a intermediários que fornecem um checkout pronto e cobram um valor adicional para isso.
Uma alternativa
Recentemente buscando nos meios de pagamentos que geralmente utilizo encontrei uma boa alternativa no Mercado Pago, o checkout bricks, que é muito interessante pois já entrega um layout front-end responsivo e com poucas configurações no back-end.
A documentação detalhada do Mercado Pago também foi um ponto positivo, todas as dúvidas que tive foram simplesmente resolvidas com a documentação, embora haja algumas reclamação que encontrei na internet da transação não funcionar, percebi que todas (se não a maioria) eram erros do usuário e não exatamente do gateway.
Erros mais comuns eram 2:
- Contas novas com falta de informação
- Tolkens inválidos
Esses erros eu também tive de enfrentar, mas no final depois de contornar isso foi muito mais fácil.
O que o Mercado Pago oferece
Além de checkouts para pagamentos online você tem como recursos oferecidos pelo Mercado Pago a possibilidade de enviar links de pagamentos, ou para meios físicos utilizar umas de suas maquinhas de cartões de crédito ou PIX.
Sem dúvida vale a pena experimentar os serviços do Mercado Pago!
Ficou com vontade de testar ? Para iniciar, é só criar uma Conta no Mercado Pago que é gratuita ir na área de desenvolvedores e seguir o passo a passo da documentação para o checkout que precisa.
Então é isso pessoal, se ficar alguma dúvida é só comentar!